Inscrição para exames BSTQB

Leia com atenção antes de prosseguir

Antes de continuar tenha certeza de que está capacitado para realizar este exame. Se não estiver, prepare-se melhor e inscreva-se somente se estiver seguro ou aguarde o próximo exame - ver Calendário de Exames


Termos e Condições (fev2019)

Alinhados aos princípios de governança que permeiam as ações do BSTQB, informamos que, como membro efetivo do ISTQB e seu representante oficial no Brasil, somos obrigados a seguir normas internacionais que regem a todo o processo de certificação.

O cumprimento de tais normas garante a exatidão dos resultados dos exames, já que os procedimentos de correção seguem a princípios de múltiplas checagens independentes e confidencialidade dos dados do candidato a todo momento.

A transparência no processo é fundamental para a credibilidade inquestionável que o título "ISTQB Certified Tester" ostenta internacionalmente e que se reflete no reconhecimento cada vez maior da certificação profissional do ISTQB em teste de software como padrão "de fato".

Em vista disso, todo candidato deve compreender e aceitar as seguintes condições no momento de sua inscrição para qualquer exame aplicado pelo BSTQB em nome do ISTQB:

  1. O CANDIDATO SÓ ESTARÁ OFICIALMENTE INSCRITO após a validação de sua ficha de inscrição e de seu pagamento aprovado pelo PagSeguro. Este processo poderá demorar até 5 dias úteis quanto mais próximo ao exame o candidato se inscrever.

  2. NENHUM COMUNICADO SERÁ ENVIADO AO CANDIDATO por e-mail sobre o exame, além do espelho da ficha de inscrição que será encaminhada imediatamente após seu preenchimento aos dois endereços de e-mail informados pelo candidato na Ficha. Como comprovante de inscrição será apresentado na tela inicial do site em destaque em uma área azul, uma mensagem informando a efetivação da inscrição. Após o encerramento das inscrições, será apresentada uma lista com o nome da Instituição Acadêmica onde o exame será realizado na localidade escolhida pelo candidato, e seu nome informado na Ficha de Inscrição. Esta lista será acessada pelo item "Relação de locais e inscritos" no menu "Certificação". Até a data anterior ao exame esta nova página será atualizada com as salas onde ocorrerão os exames assim que cada parceiro nos informar. FIQUE ATENTO..

  3. Até a data do encerramento das inscrições, o candidato poderá acessar sua ficha de inscrição online e alterar seus dados, assim como o local onde deseja realizar o exame. Após o encerramento das inscrições o candidato não terá mais acesso à sua ficha, e não será mais permitida a realocação do exame para outra cidade.

  4. Não será fornecido nenhum tipo de atestado oficial em referência ao exame, com exceção do próprio certificado para os aprovados, e a nota fiscal eletrônica.

  5. A Nota Fiscal eletrônica referente ao pagamento só será emitida após a realização do exame, pois até esta data o candidato poderá cancelar seu exame. A emissão será iniciada na semana seguinte da prova, e o link para download será encaminhado por e-mail aos endereços que cadastrou no Formulário de Inscrição.

  6. Até um dia antes da realização de sua prova, o candidato poderá pedir o cancelamento de sua inscrição para o exame e receber um Código de Transação da ABRAMTI para realizar o exame seguinte sem custo. Este Código é válido apenas para o exame seguinte. Para solicitar o cancelamento, preencha e submeta o formulário de solicitação "Cancelar Inscrição" na página de "Contatos" do site até a meia-noite do dia anterior ao exame. Todas as solicitações serão atendidas desde que sejam enviadas no canal e no prazo correto. O Código será encaminhado na semana anterior à abertura das inscrições do exame seguinte. Se o candidato não utilizar este código no exame seguinte não terá direito à uma nova oportunidade sem custo.

  7. No caso do pagamento da taxa do exame ser realizado sem o preenchimento do formulário de inscrição o candidato terá seu valor pago devolvido ao PagSeguro em até 10 dias úteis após o encerramento das inscrições. O PagSeguro procederá a devolução de seu pagamento podendo ou não descontar as suas taxas administrativas. Em caso de dúvidas acesse https://faq.pagseguro.uol.com.br ou ligue para 0800-728-2174.

  8. Se o candidato faltar ao exame, ou se atrasar e não conseguir realizá-lo por algum motivo plausível, ele poderá encaminhar em até 5 dias úteis a partir da data da realização do exame, uma solicitação para avaliação de sua ausência usando o formulário no link Ausência no Exame no menu Contato. Sua solicitação acompanhada da evidência será levada ao Comitê do Conselho de Certificação que avaliará o ocorrido e dará seu parecer em até 10 dias corridos. Se o parecer for favorável ao candidato, uma nova oportunidade para realizar o exame será dada sem custo para o exame seguinte (ver Calendário de Exames). Esta oportunidade é intransferível, e será dada apenas para o exame seguinte. Se o candidato for recorrente, a oportunidade será perdida. Qualquer solicitação encaminhada após o prazo determinado será desconsiderada.

  9. O BSTQB não divulgará o gabarito e nem realizará qualquer revisão na correção dos exames. Nosso processo é eletrônico com múltiplas conferências manuais garantindo que não haja erros de correção.

  10. O resultado do exame é uma informação particular e confidencial e o BSTQB irá divulgá-la, por e-mail, somente para o candidato até a data informada no Calendário de Exames no site.

  11. Em caso de aprovação, o certificado será encaminhado ao endereço fornecido no formulário de inscrição pelo correio via Carta Registrada. É necessário haver uma pessoa no local para recebimento, caso contrário o certificado não será entregue. O envio do certificado será realizado até a data informada no Calendário de Exames no site.

Ao se inscrever para um exame, indica que você teve entendimento de todos os pontos deste formulário, está consciente das implicações de sua aplicação e que concorda expressamente em se submeter às normas do ISTQB.

Enquanto as inscrições estiverem abertas (veja o Calendário de Exames), um menu abaixo será apresentado apenas para usuários cadastrados no site para que possa selecionar qual exame deseja se inscrever. Se não possuir um cadastro:

  • clique aqui e crie seu usuário.
  • acesse o site com seu novo usuário.
  • retorne a esta página para realizar sua inscrição.

Para exames de nível avançado, o acesso para inscrição só é permitido para os usuários que já passaram pela Qualificação CTAL, onde os pré-requisitos necessários serão avaliados. (saiba mais)

CLIQUE AQUI para ver um passo-a-passo de como realizar sua inscrição.